Educação Sistémica
Pedagogia Sistémica: Humanizar, Incluir, Equilibrar e Ordenar
2. Cole este código imediatamente após a etiqueta
de abertura:Pedagogia Sistémica: Humanizar, Incluir, Equilibrar e Ordenar
A Educação, sobretudo a Educação Escolar, confronta-se com múltiplos desafios decorrentes das novas exigências da contemporaneidade.
A permanência da fragmentação do trabalho docente, limitado em espaços e tempos, o crescente escrutínio público, as pressões sobre trabalho, a orientação para os exames, as provas e a erosão dos modos de organização pedagógica, têm tornado mais evidente a crise do atual modelo escolar, incapaz de responder às características dos alunos, às necessidades de adaptação da evolução natural do ser humano, aos anseios das famílias estando a colocar em causa a desejável autonomia pedagógica dos professores e educadores.
Vivemos, pois, uma constelação de fatores que nos impelem para uma transformação do modo como aprendemos, ensinamos e, sobretudo, experienciamos a educação.
A Pedagogia Sistémica proporciona importantes ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional para fazer face aos desafios da educação da atualidade, recentrando o trabalho docente na relação, no sentimento de pertença, de inclusão e de comunidade e, enfim, contribuindo para a construção e consolidação de novos ambientes educativos.
A Pedagogia e a Educação Sistémica são movimentos transformativos que têm vindo
a ser desenvolvidos e aplicados nos últimos anos em vários países do
mundo.
Os seus princípios são Humanizar através da Inclusão, da Ordem e do Equilíbrio para que os profissionais, pais e alunos que fazem parte do sistema educativo, encontrem os seus lugares, cientes dos seus papéis, abarcando os sistemas familiares, educativos e institucionais. Esta pedagogia promove uma nova abordagem das atitudes disfuncionais e dos transtornos de aprendizagem.
Venha participar e aprender, numa experiência imersiva de 3 dias, com os melhores
especialistas mundiais de Educação Sistémica.
Portugal é o anfitrião e organizador do 2ª Congresso de Consciência Sistémica onde irão estar as fundadoras e percursoras da Educação Sistémica a Nivel Mundial – Professoras Marianne Franke (Alemanha) e Angélica Olvera (México).
A quem se destina este congresso?
A todos os profissionais da área da educação: Professores, Auxiliares de Educação, Pais, Educadores, Assistentes Sociais, Psicólogos, Terapeutas em geral e todas as demais pessoas ligadas ao Ensino.
A Pedagogia sistémica é uma nova perspetiva frente às realidades educacionais e aos seus processos. Parte do pressuposto sistémico fenomenológico, o que permite ver o sistema educativo, familiar e social como parte de uma estrutura inter-relacionada. Promove uma prática dinâmica nos contextos educativos e uma nova abordagem das atitudes disfuncionais e dos transtornos de aprendizagem.
Este novo paradigma tem sido desenvolvido nos últimos anos em vários países do mundo, ampliando a visão significativa do todo na relação escola-família, trazendo a possibilidade de criarmos a partir da escola um ambiente de inclusão onde todos possam assumir os seus papéis, levando em conta os sistemas familiares, educativos e institucionais.