O Sal da Vida – Pedagogia Sistémica, um Aliado do Ato Educativo, por Antonia del Castillo
Antonia Del Castillo é Formadora e Facilitadora de Constelações, Presidente de La Montera e Pedagogia Sistémica, bem como membro Didacta da AECFS.
Convidamo-la a partilhar a sua visão sobre a Pedagogia Sistémica e a importância de ter uma visão sistémica e integrada sobre este tema, pelo que ela generosamente nos deixa este texto:
,
O Sal da Vida
Pedagogia Sistémica, um Aliado do Ato Educativo
“Era a última turma do curso, as notas já estavam afixadas, o livro estava terminado e perguntei-me o que poderia fazer naquela hora em que estava com o grupo do 3º ano do Ensino Secundário (14-15 anos de idade) que nos iria enriquecer a todos; no momento em que os tirei da sua habitual sala de aula e os levei para a sala de Biologia, onde poderíamos assistir a um documentário sobre a natureza. Quando entrámos, esperei que se sentassem e olhei-os, e então esta pergunta veio-me à cabeça:
O que aprenderam nesta disciplina que vos sirva para a vida? E esclareci: Que sentimentos têm neste momento do fim do curso, depois de tantas horas passadas entre vós e com os professores? Qual seria o mais significativo?
Começaram a falar e a expressar o que sentiam, uma estudante comentou que o mais significativo era que a forma de se relacionarem com os seus amigos tinha mudado, sentiu que agora era mais profunda e os laços mais fortes. Outra disse que tinha encontrado o amor e os restantes comentavam espontânea e sinceramente, criando um clima de respeito e confiança; Finalmente, uma estudante sentiu a necessidade de expressar algo que a tinha feito sentir-se mal, a chegada em Maio da sua tutora após ter estado de licença durante vários meses (a ausência da tutora deveu-se à morte do seu filho de quatro anos após uma longa doença), sentiu que estava muito “branda”.
Quando ouvi esta palavra, apercebi-me da situação e respondi-lhe:
– Claro, como pode ela não ser “monótona” se perdeu o sal da sua vida, a coisa que mais amava, o seu filho!
Naquele momento, houve um silêncio impressionante. Continuei a falar e disse-lhes: “conseguem imaginar como se deve sentir uma mãe quando perdeu um filho? Conseguem apreciar a força da vossa professora quando ela vai trabalhar e conhece os seus alunos e percebe que o seu filho já não terá a vossa idade?”
Esta é uma lição de vida que o seu professor lhe dá e pode sentir-se privilegiado porque, de certa forma, estar ao lado da dor de uma pessoa é partilhá-la com ela e isto não é fácil e também fez a sua parte para a ajudar a voltar à vida.
A estudante disse que estava a ficar emocionada e que não o tinha realmente visto dessa forma, os outros colegas acenaram com a cabeça, alguns disseram que tiverram “arrepios” e um estudante, muito emocionado e com lágrimas nos olhos, disse que compreendia muito bem o professor, porque tinha perdido um irmão mais velho e que sentia muito a sua falta.
Os seus colegas de turma não sabiam desta circunstância de Josué. Disse-lhe que a vida já lhe tinha apresentado uma situação difícil e que isto o tornava mais forte. Disse-lhe para pensar no que o seu irmão iria querer para ele e Joshua respondeu, que o seu irmão ficaria feliz em vê-lo feliz e em estudar como ele estava a fazer.
Outra estudante, Aisha, quis expressar como tinha sido difícil para ela durante a longa doença do seu pai, que vivia em Marrocos, uma vez que ela estava separada dele aqui em Espanha.
Terminámos, cada um dizendo um sentimento e desejando aos outros um bom Verão.
Para mim, esta foi a melhor aula que pude dar naquele dia, simplesmente propus uma pergunta e eles fizeram o resto. Soube bem abrir o espaço aos sentimentos e poder oferecer-lhes outra visão da situação com o tutor.
Os estudantes precisam ser orientados a nomear o que estão a sentir e a aceitar que nenhum sentimento é errado. Só têm de o colocar no seu lugar e encontrar o seu significado. A Pedagogia Sistémica com a abordagem de Bert Hellinger proporciona um olhar integrador que ordena e simplifica a complexidade do acto educativo e as relações nos sistemas humanos.
A visão da Pedagogia Sistémica permeou toda a sala de aula abrindo os corações de todos, uma vez que se trata de um olhar amoroso, que não julga e que, por sua vez, permite que a gratidão surja.
VIVER É APRENDER
APRENDE-SE QUANDO SE TOMA
ACEITA-O QUANDO LHE É GRATO”
”
Pode também assistir aqui à live de Maria Gorjão Henriques com Antonia del Castillo , sobre Educação Sistémica – “Una mirada amorosa a la Educación”.
Antonia del Castillo é também uma das palestrantes do Congresso de Consciência Sistémica, no qual facilitará uma palestra e um workshop imersivo na área temática Educação Sistémica,