Amit Goswami é um professor de física reformado da Universidade de Oregon, onde serviu na faculdade, de 1986 até 1997.
O significado da física quântica foi altamente obscurecido. Enquanto pesquisava, Amit descobriu que quando a física quântica é formulada dentro da metafísica do não-dualismo qualificado, como um Vedanta Indiano, questões acerca do significado são resolvidas imediatamente. O seu trabalho integra assim ciência e espiritualidade. Este trabalho culminou no seu mais recente livro com a física Valentina Onisor, Quantum Spirituality.
Subsequentemente, ele desenvolveu a teoria da reincarnação e integrou as medicinas convencionais e alternativas dentro da nova ciência quântica da saúde. Entre as suas descobertas encontram-se a teoria quântica do processo criativo, a teoria da evolução quântica, e a teoria da economia quântica que extende o capitalismo de Adam’s Smith num paradigma viável para o século 21.
Em 2009, ele iniciou um movimento chamado “ativismo quântico”, que se encontra a ganhar terreno na América do Norte e do Sul, no sul e leste da Europa e na Índia. Em 2018, junto com os seus colaboradores, ele estabeleceu o Quantum Activism Vishwalayam, uma instituição de educação transformacional na Índia, baseado em ciência quântica e na primazia da consciência. Este programa oferece programas de mestrado e doutoramento em Ciência Quântica da Saúde, Prosperidade e Felicidade sob os auspícios da University of Technology, Jaipur.
Amit é autor de numerosos livros, mais notavelmente: The Self-Aware Universe, Physics of the Soul, The Quantum Doctor, God is Not Dead, Quantum Creativity, e The Everything Answer Book. Ele foi apresentado no filme What the Bleep Do We Know!? e nos documentários Dalai Lama Renaissance e The Quantum Activist.
Amit é um praticante espiritual e autodenomina-se um ativista quântico em busca do Todo.