Stephan Hausner

BIOGRAFIA

Homeopatia;
Fisioenergético;
Osteopatia;

1990 – 1995 Professor e Treinador em Escolas de Naturopatia;
Formação complementar em várias abordagens da psicoterapia humanística:
Dr. Carl O. Simonton;
Dra. Jeanne Achterberg;
Dr. Max Schuepbach;
Dr. Anngwyn St. Just (Arizona Center for SocialTraumaTherapy);

Desde 1993 treinou na abordagem sistémico-fenomenológica por Bert Hellinger e outros; Desde 1995 Constelações Sistémicas trabalha principalmente em questões de saúde na Alemanha, Áustria, Suíça;
Desde 2000, programas de trabalho e treinamento de constelações sistémica na aplicação de trabalho de constelação sistémica no campo da medicina complementar em vários institutos, clínicas e universidades em mais de 45 países nos 5 continentes;
DGFS – Instrutor certificado em Trabalho de Constelação Sistémica; www.familienaufstellung.org
Desde 2002, apresentação em várias conferências internacionais em todo o mundo);
2007/08 facilitando o trabalho de Constelação Sistémica para Pacientes com distúrbios psicossomáticos na Clínica de Atenção Psicossomática em Simbach / Inn, também como um Treinamento de Pós-graduação para Médicos em cooperação com a Associação Bavariana de Médicos;
2007 – 2010 participando de um programa internacional de pesquisa multicêntrica (SISC) sobre os Processos e Efeitos da Doença e Constelações de Sintomas Coordenação: Dr. G. Weber, Wieslocher Institut for Systemic Solutions;
Treinamento em terapia baseada no apego (K.H. Brisch), Safe – Mentor;
Autor de “Mesmo que isso me custe a vida – Constelações Sistémicas e Doenças Graves” – disponível em 11 idiomas;
Desde 2012 Treinamento em várias abordagens em Terapia Baseada em Mindfulness – Presence in Stillness, M.Boxhall – Transparent Communication, T. Huebl.

WORKSHOP

PALESTRA

Franz Ruppert

BIOGRAFIA

O Professor Dr. Franz Ruppert, nascido em 1957, é o fundador da Teoria e Terapia do Psicotrauma Orientada à Identidade (IoPT) e criador do Método da Intenção. Ele é o primeiro presidente da Associação para a Promoção do Desenvolvimento da Autonomia Saudável das Pessoas e.V., inúmeras publicações traduzidas em várias línguas, palestras e seminários em todo o mundo.

Website: www.franz-ruppert.de

E-mail: professor@franz-ruppert.de

WORKSHOP

PALESTRA

Fernando Freitas

BIOGRAFIA

– Médico Gastro Cirurgião (CRMESP-39.462);

– Psicoterapeuta corporal Neo-Reichiano (CBT em Análise Bioenergética, Biossíntese e Biodinâmica);

– Analista em Psicossomática;

– Constelador Sistémico Fenomenológico Familiar e Organizacional;

– Consultor e Coach Sistémico Empresarial;

– Professor convidado da Universidade de São Paulo – Medicina e Psicologia, UNIP e UNAERP;

– Criador da Abordagem Consciência Sistémica;

– Fundador e Presidente do IBRACS – Instituto Brasileiro de Consciência Sistémica;

– Escritor de Livros da Série: Vamos Ampliar a Consciência? – Editora IBRACS;

– Presidente do 4º Congresso de Constelação Sistémica e 2º Congresso Internacional de Constelação Sistémica realizado no IBRACS, em Ribeirão Preto, São Paulo, em 2019.

PALESTRA

A prática sistémica segue o caminho fenomenológico, mas sempre é cercada de questionamentos sobre suas bases científicas. E, com a evolução da Epigenética, ela ganha mais força em sua essência e atuação.

Este novo ramo da Genética revela que o funcionamento do DNA não é algo fixo e imutável como acreditávamos. A descoberta dos mecanismos epigenéticos mostra que a expressão de cada gene pode ser bloqueada ou liberada. Portanto, não basta a simples presença do gene. O seu funcionamento é controlado por vários processos bioquímicos que os cientistas começaram a descobrir nas últimas 7 décadas (metilação, histonas, entre outros).

O código genético é um grande sistema de memória que vem da evolução das espécies e nos define como seres humanos e etnias. Assim como os mecanismos epigenéticos são frutos da história de vida do indivíduo e de seus antepassados mais recentes.

Os estudos sobre o desenvolvimento desses moduladores genéticos revelaram que sua origem vem da relação do indivíduo com o seu meio. Entre os vários fatores envolvidos nesse processo podemos destacar: estresse, alimentação, poluição, qualidade de relacionamentos, interação do indivíduo com seu meio. E, se analisarmos com atenção, tudo isso tem relação direta com os emaranhamentos sistémicos

Os cientistas comprovaram que além dos mecanismos epigenéticos serem passados na reprodução das células, eles também seguem por várias gerações, através dos gametas. Portanto, um óvulo e um espermatozoide carregam duas heranças – a Genética e a Epigenética. E é dessa forma que a história de vida dos antepassados chega e atua nos descendentes.

Para ficar mais didático e ganhar um nível de compreensão melhor sobre essas dinâmicas de controle da expressão do gene, eu vou dividir a atuação epigenética em 4 dimensões:

  1. Herança Epigenética – vivências importantes das gerações anteriores incorporadas nos gametas. 
  2. Mundo Intrauterino – período fundamental de criação e mudanças desses mecanismos. O mundo emocional da mãe afeta o funcionamento do útero e, consequentemente, a formação do corpo e da fisiologia do embrião e do feto. 
  3. Infância – as principais experiências de vida que a criança passa até os 5 anos de idade afetam o significado de si mesmo, do outro e do seu propósito de vida. A família é o grande campo de influências.
  4. Relação Adulto-Criança – a capacidade de se tornar adulto e assumir a responsabilidade de cuidar de sua própria criança. Por isso ele tem o poder de entrar em contato com seus traumas infantis e emaranhamentos. Com isso pode promover a cura. Dessa forma é possível alterar os mecanismos epigenéticos e também influenciar nas próximas gerações. Isso pode ser feito através dos gametas e, também, ao promover uma gravidez e uma família mais saudável para as crianças.

A ampliação da consciência dessas etapas e das dinâmicas epigenéticas gera novos caminhos de compreensão dos sistemas e de como trabalhar para conduzir as pessoas e as famílias no caminho de uma vida bem mais saudável. E, dessa forma, ser capaz de solucionar traumas do passado, evitá-los no presente e criar um futuro melhor.

Décio Fabio de Oliveira Júnior

BIOGRAFIA

Nascido no ano de 1966, médico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem pós-graduação em Cirurgia Pediátrica, especialização em Acupuntura e Medicina Chinesa (IBEH), além de estudos e experiência clínica em hipnose e regressão.

Casado, tem dois filhos gémeos de 24 anos: Clara e Henrique

Interessou-se pelas constelações familiares, em 1999 e acumulou desde então uma longa trajetória de empreendedorismo ligado ao método, junto com a sua esposa, Wilma Oliveira.

Participou no I Treinamento Sul Americano em Constelações Familiares segundo Bert Hellinger e de mais de 700 horas de treinamentos com Mimansa, Peter e Tsuyuko Spelter, Jakob e Sieglinde Schneider e mais de 400 horas com o próprio Bert Hellinger.

Participou no Congresso Internacional de Constelações Familiares, em Köln Alemanha 2005.

Promoveu e organizou os III, IV e V Seminário de Bert Hellinger, no Brasil, em 2005, 2006 e 2007.

Participou no II Congresso Internacional de Pedagogia Sistémica, em Sevilha, Espanha, em 2006.

Participou no I e II Treinamento Intensivo com Bert Hellinger e Sophie em Sevilha, na Espanha em 2008 e 2010

Participou no encontro de comemoração dos 85 anos de Bert Hellinger, em Bad Reichenhall, na Alemanha, em 2010 e posteriormente, em 2012 e 2013.

Primeiro presidente e fundador da Associação Brasileira em Constelações Familiares Sistémicas ABC sistemas.

Cofundador e diretor da Editora Atman, editora responsável pela tradução dezenas de livros e DVDs ligados ao trabalho de Constelações Familiares e Organizacionais, no Brasil.

Membro da Global Desing Organization, Associação Internacional dedicada à difusão do trabalho de desenho organizacional criado pelo canadense Elliott Jaques. Pioneiro e difusor da abordagem de Jaques no Brasil.

Organizador e promotor do I Treinamento Avançado, com Bert Hellinger, no Brasil, em 2008, 2009.

Organizador do II Seminários Leis Básicas dos Relacionamentos aplicados aos negócios, com Bert Hellinger, em São Paulo, 2009.

Participou em eventos com Bert e Sophie Hellinger, em São Paulo, em 2012 e 2013.

Conduziu mais de 20.000 horas de workshops vivenciais, cursos e treinamentos na abordagem sistémica de Hellinger em várias cidades do Brasil, México, Portugal, Espanha, Suíça e EUA.

PALESTRA

Uma grande maioria dos pacientes que são atendidos diariamente em clínicas e hospitais e outros locais de atendimento à saúde, apresentam-se atormentados por problemas que não podem ser efetivamente tratados através da medicina da odontologia ou da fisioterapia. Para frustração de pacientes e profissionais, esses males parecem não serem remediados pelas terapias existentes.  Estima-se que talvez dois terços das consultas médicas advém de um problema de relacionamento, que compromete a qualidade de vida e a saúde psicológica dos pacientes.

A constelação sistémica e os princípios subjacentes descobertos por Bert Hellinger, desvenda esse imenso território desatendido pela medicina tradicional dando-lhe de maneira rápida e efetiva uma solução que é tanto eficaz quanto amorosa e humana. A sua experiência, como médico cirurgião, durante 20 anos, lidando com famílias de crianças portadoras de deficiência e como acupunturista, nos permite afiançar como tais compreensões podem ser uma forma poderosa de técnica de saúde complementar. Procuraremos demonstrar, através de um workshop e de uma palestra detalhada como tal feito pode ser alcançado, utilizando-se os princípios sistémicos os profissionais devidamente qualificados, com exercícios simples de aplicação imediata. Até lá

Vera Lúcia Boeing

BIOGRAFIA

Psicóloga e mestre em Psicologia; Formadora em Constelações Sistémicas Familiares, Organizacionais e de Saúde; Trainer Internacional em Programação Neurolinguística, master em Hipnose Ericksoniana, formação internacional na Nova Medicina Germânica e Panorama Social; formação em Dinâmica de Grupos, Análise Transacional e Terapia da Linha do Tempo. Coordenação e Docência de pós-graduação e MBA. Palestrante com vivência nacional e internacional, atua na área clínica e organizacional, desde 1981, com desenvolvimento de pessoas e equipas.

  • Responsável pela Vera Boeing – Desenvolvimento de Pessoas Ltda.
  • Mestre em Psicologia, pela Universidade Internacional Lisboa, Portugal.
  • Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho reconhecida e intitulada pelo Conselho Regional de Psicologia da oitava região (CRP 08/01099 – BR)
  • Trainer Internacional em Programação Neurolinguística e Coaching. – DVNLP e NLP.
  • Master em Programação Neurolinguística (Metaprocessos Avançados / Metaforum Internacional) BR. Master Coach com PNL – Instituto Pensamento e Ação / BR.
  • Master Advanced Certified em Terapia da Linha do Tempo pela Time Line Therapy Association /EUA e Metaprocessos Avançados/BR.
  • Master em Hipnose Ericksoniana. (Metaprocessos Avançados / Metaforum Internacional) BR.
  • Formação em “Constelações Familiares e Organizacionais”. (Instituto de Filosofia Prática da Alemanha). Certificação Internacional em Systemic Management e Constelações Organizacionais” pela UDEC, Universidad Multicultural – Domus CUDEC (México) e pela Talent Manager (Portugal – INFOSYON, Alemanha).
  • Expert em “Novas Constelações” (Brigitte Champetier – Insconsfa S.L) Constelações de Saúde, com Stephan Hausner (Alemanha) e Brigitte Champetier –  Insconsfa S.L.
  • Formação Internacional em Leitura Biológica – Nova Medicina Germânica do Dr. Hamer – CIEPH (Faculdade de Tecnologia em Saúde) – BR  e pela Escola de Terapia Manual e Postural – BR (Biodecodificação) com Emannuel Cobel- França.
  • Formação em Hipnose Ericksoniana – Instituto Milton Erckson – México.
  • Formação Internacional em Panorama Social – IDPH – BR.
  • Formação em Dinâmica de Grupo pela SBDG / BR.
  • Coordenou e foi e docente dos cursos de Pós-graduação e MBA em: Gestão das Relações com Programação Neurolinguística Sistémica e Coaching (FAEL / BR); Gestão da Qualidade de Vida nas Relações Humanas com Constelações Sistémicas (FAEL / BR);
  • Gestão da Transformação Organizacional (FAEL/ BR). Docente do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Sistémica – Universidade Positivo / BR.
  • Palestrante e Consultora Organizacional, com vivência nacional e internacional. Atua na área clínica e organizacional desde 1981 com desenvolvimento de pessoas e de equipe.
  • Responsável pela Vera Boeing – Desenvolvimento de Pessoas Ltda.

PALESTRA

Constelações de saúde

  • Entender a doença é compreender a vida.
  • É um processo biopsicológico. Não vem ao acaso!
  • Os sintomas são a manifestação, em nível consciente, de um fenómeno inconsciente.
  • A integração das Constelações Sistémicas de Bert Helliguer e a Nova Medicina de Ryke, Geerd, Hamer, por Brigitte Champetier de Ribes, traz um olhar quântico para a saúde e para a doença, descortinando o funcionamento humano nas suas adaptações para a sobrevivência. É a realidade superando a ficção!
  • Para Hamer, a doença é um programa de sobrevivência das espécies e do indivíduo e, para Hellinguer, um movimento do espírito para curar a consciência familiar levando o indivíduo a reconciliação com aqueles excluídos do seu clã.
  • Adoecemos porque nossa neurofisiologia é congruente com a nossa incongruência!
  • A doença é um compromisso que assumimos para reconciliar o que não ficou organizado no passado. É como um carteiro que nos traz a carta que precisa ser lida.
  • O homem está doente porque lhe falta a unidade. E, curar-se é integrar-se. O doente aceita e acredita na cura e o “curador” deve se integrar e acreditar na possibilidade.
  • A doença não é uma maldição, mas uma proposta de solução. E, uma vez decifrada, é um grito da alma nos chamando para a vida; um guia para sairmos do labirinto da falta de amor, do não aceitar a vida como ela é, do não saber lidar com as coisas que se mostram.

Milagros Carmona

BIOGRAFIA

Milagros Carmona, espanhola de origem, vive em Portugal desde 1989. Nos últimos 20 anos, depois de deixar a área executiva na publicidade, tem desenvolvido a sua atividade na área do bem-estar psico-corporal do ser humano. Trabalha com adultos, em consulta individual e em grupos, com o intuito de aproximar cada pessoa da sua essência, promovendo o contacto consigo próprio e a relação saudável com meio envolvente.

Dá formação em Portugal e Espanha nas áreas de Psicoterapia Corporal e Constelações.

Formada em Psicoterapia Somática em Biossíntese (CPSB, Lisboa), Massagem Biodinâmica, Constelações Familiares segundo Bert Hellinger (Espaço Psi), Constelações Organizacionais, Constelações de Identidade segundo Franz Ruppert (IoPT), ISBT Bowen Therapy e Experiência Somática (SETI).

É fluente em Espanhol, Português, Alemão e Inglês.

PALESTRA

Epigenética, a herança transgeracional que recebemos além dos genes.

Somos seres únicos porque recebemos, geneticamente, uma certa sequência de informação que nos torna diferentes dos outros indivíduos.  Durante muitos anos, os genes foram considerados os únicos agentes de transmissão hereditária. Atualmente a epigenética tem demonstrado que a transmissão de informação de geração em geração afeta os descendentes, mesmo sem alteração do DNA. As experiências de vida, os hábitos e o meio ambiente social são, entre outros, fatores que modificam a nossa identidade, bem como a identidade dos nossos descendentes.

A abordagem sistémica e fenomenológica das constelações familiares e de identidade encontra na epigenética algumas respostas a questões como:

Qual é a origem de certos pensamentos, sentimentos e ações que fazem parte da minha identidade?

O ambiente que nos rodeia pode influenciar-nos originando novos fenótipos que são transmitidos para as gerações seguintes, mesmo quando os fatores ambientais que os causaram já cessaram?

De que forma nos construímos como seres humanos e contribuímos para uma herança mais saudável e amorosa?

Que consequências tem a Epigenética nas responsabilidades parental, educativa, social e política?

Jeanette Ornelas

BIOGRAFIA

Naturopata em exercício há 19 anos, Jeanette Ornelas encontrou no seu próprio caminho a matéria-prima para descobrir e desenvolver o seu conhecimento sobre a essência do ser, do caminho evolutivo e da transcendência. Foi olhando as suas feridas e propondo-se a sará-las que iniciou uma jornada, sempre norteada pela superior vontade de adquirir mais conhecimentos. As suas áreas de interesse principais são a saúde e desenvolvimento transpessoal. Nos últimos anos, tem vindo a integrar muitas e variadas ferramentas terapêuticas, que aprende e desenvolve em formações múltiplas, entre as quais destacamos, terapia psico-expressiva, psicossomática, constelações familiares, SandPlay e técnicas Oníricas

É criadora do Método ENBS- Emoneurobiosistémica ®, um processo terapêutico integral, holístico e sistémico, alicerçado no conceito de unidade, respeito pela individualidade e essência de cada ser. Trabalha com o toque, memória corporal, ancestrais, transgeracional com ferramentas criativas e profundas, que trazem à luz as verdadeiras memórias do inconsciente, despertando e suportando o poder de cura de cada pessoa.

PALESTRA

Era uma vez Maria, uma jovem considerada normal, estudava, convivia com seus amigos, fazia passeios a pé e adorava o seu gato, mas…Maria tinha muita pouca sorte nos seus relacionamentos, sempre que se apaixonava, uff! ao cabo de um tempo eles sempre a abandonavam, o que a deixava muito triste, um certo dia, Maria estava numa festa, com os seus amigos, tranquila a desfrutar o momento quando de repente…. Ela de costas para a porta, sente uma brisa suave que a  faz arrepiar… e quando se vira lentamente… lá está ele… o homem dos seus sonhos… la estava cupido a fazer das suas…! alto, loiro, com os olhos azuis e penetrantes… com o seu fardo de marinheiro… Maria nunca mais esqueceu esse momento… falaram a noite toda.. bailaram… namoraram… e… casaram…. Mais……

Quem está por detrás das pessoas que nos relacionamos? Como fazemos as nossas escolhas quando nos apaixonamos? Porque as histórias repetem-se consequentemente nos relacionamentos familiares? Que é aquilo que chamamos de amor à primeira vista? Porque sentimos uma enorme paixão no inicio e depois transforma-se numa simples amizade? Que está por detrás disto tudo?

É fundamental integrar o estudo na história e exploração da vida do cliente, já que nos permite definir o consciente e principalmente o inconsciente de cada individuo no ceio da família, o estudo transgeracional permite-nos desvendar alguns segredos profundamente reveladores em muitos casos.

É importante descobrir com quem se produziu a identificação sexual-criativa por meio dos processos de identificação atração/repulsa que cada pessoa estabelece ao longo do seu desenvolvimento afetivo. Ditos processos condicionam em grande medida a sua relação afetiva e amorosa. Assim, o método de deteção e confirmação que aqui se propõe nos permitirá orientar melhor as investigações clínicas, permitindo-nos libertar em plena consciência de aquilo que não nos pertence e muitas vezes reavivando os sentimentos de namoro.

A história de Maria poderia ter muitos finais, como ser fiel a ela própria e romper com compromissos inconscientes e viver feliz ou, continuar com as suas dores e, tudo o que não se ouve com o coração, transforma-se em doenças.