BRASIL

Joelma Duarte

Educação Sistémica
Psicóloga, Formadora e Facilitadora de Constelações Familiares 

Palestras

[Dia 3]
14.30 pm - 16.30 pm
Theme: Educação Sistémica (Sala 3)

BIOGRAFIA

  • Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade Lusíada do Porto;
  • Doutoranda em Neuropsicologia pela universidade de Salamanca;
  • Especialista em Dificuldades de Aprendizagem;
  • Especialista em Hipnose e Regressão Clínica e em Renascimento;
  • Formação em Constelação Familiar, em Portugal, com a formadora Paula Matos (Espaço Psi); Constelação Organizacional – Cecílio Regojo (Talente Manager); Terapia Sistémica Familiar Integrativa (Alexandra Caymmi); Constelação Familiar (Hellinger Schuler na Alemanha) e Pedagogia Sistémica (La Montera, em Sevilla).

PALESTRA

Pedagogia sistémica: um olhar inclusivo entre família e escolas

A pedagogia sistémica com o enfoque de Bert Hellinger, traduz-se em um movimento educativo que reconecta os vínculos entre pais, docentes e alunos à favor da vida e ao serviço de algo maior. O enfoque sistémico nos permite  compreender que a escola é uma rede de interações de diferentes elementos que tornam possível o ato de aprender, os professores são apenas professores e saber estar no seu papel de educador honra os pais das crianças, por sua vez, quando os próprios pais estão no seu lugar em colaboração com a Escola dão a permissão para que os filhos possam ir além. Levar para o contexto educativo algumas das aprendizagens sistémicas permite um maior entendimento e pode ser libertador. A escola não é uma alternativa melhor do que a vida em casa, mas sim um enriquecimento e quando ambos interagem respeitosamente, otimizam recursos. Neste workshop poderemos olhar para a relação escola/pais/alunos de uma forma mais ampla e harmoniosa. Cada um no seu lugar trabalhando de forma colaborativa, respeitosa em função de criar seres humanos melhores, atuantes em uma sociedade mais humanizada e geradora de harmonia e bem-estar, quiçá, um dia quando a ciência da vida for compreendida por todos possamos ter escolas com esse olhar integrativo e multidimensional.