Portugal

Nídia Brito da Costa

Direito Sistémico
Licenciada em Direito, Especialista Direito Sistémico, Facilitadora de Constelações Familiares

Palestras

[Dia 3]
14:30 pm - 16.30 pm
Theme: Direito Sistémico (Sala 2)

BIOGRAFIA

Nídia Brito da Costa, licenciada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa em 1994, pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade Lusíada em 1995, Jurista no Conselho Português para os Refugiados e exercício da advocacia até 1999. Ingressa como coordenadora do departamento de Responsabilidade Civil da Gerling (Hannover-Gerling) de 1999 até 2004, data em que começa a trabalhar como diretora do departamento de responsabilidade civil na Aig (American Insurance Group) de 2004 a 2016. Fez o curso de facilitadora de Constelações Familiares no Espaço Psi (2012-2014) facilitado por Paula Matos e em 2016-2017 o curso de facilitador de Constelações Familiares pela EDT, facilitado pelo formador José Miguel Silva, tendo participado, em vários workshops e jornadas de constelações familiares (nomeadamente no Camp Hellinger), é  facilitadora de Constelações Familiares desde 2014. Desde Janeiro de 2018 que pesquisa e aprende sobre Direito Sistémico, explorando a aplicação da filosofia Hellingeriana ao direito, tendo coorganizado o I Encontro de Direito Sistémico na Faculdade de Direito de Lisboa e o I Curso de Direito Sistémico facilitado pelo Juiz Sami Storch, em Portugal. Participa com o Advogado Fernando Cordeiro, pós-graduado e especialista em Direito Sistémico na facilitação de workshops de direito sistémico em Portugal. Desde 2018, é Coach certificada ICF e exerce consultadoria na empresa Innovarisk.

PALESTRA

Workshop direito Sistémico


O objetivo deste workshop é apresentar o conceito de Direito sistémico e dar ao participante noções básicas da filosofia das Constelações Familiares segundo Bert Hellinger e formas da aplicação (pelos vários profissionais) ao direito e à resolução de conflitos em geral, de forma a ver como pode ganhar competências adicionais para um desenvolvimento da sua atividade mais eficaz para todos e mais pacifico.

O participante terá noções básicas sobre as leis sistémicas aplicadas aos relacionamentos e sistemas, quais os efeitos pessoais e profissionais da sua observância e inobservância e em que consiste, muito resumidamente a postura sistémica.

Serão dados exemplos e exercícios práticos para iniciantes e possíveis em duas horas de workshop que despertam este novo olhar e postura sistémica e sua aplicação ao campo jurídico extrajudicial e judicial.

O treino diário, aprofundamento  e um olhar inclusivo desde o seu lugar como profissional, para o seu cliente, para o conflito, traz força e autonomia tanto ao profissional como aos seus clientes, desde a responsabilidade de cada um e abertura a novas soluções que advêm da nova visão e postura sistémica.

Público-alvo:
juízes, procuradores, advogados, solicitadores, funcionários judiciais, funcionários de estabelecimentos prisionais, conciliadores, mediadores e todos aqueles profissionais que trabalham com resolução de conflitos no seu dia-a-dia nos varias lugares.